terça-feira, 3 de julho de 2012

Sobre alguns deuses celtas*


Aine 
(Origem Irlandesa) é a rainha das fadas, filha de Eogabail - um rei Tuatha de Dannan.
Deusa lunar, do amor e padroeira dos pastos e gados. Seu nome deriva da raiz Adeh ('fogo'). Governa a agricultura, fertilidade, colheita, os animais e a cura. Assim como, os ritos de amor, fertilidade, magia com as fadas, abundância, separação de relações amororsas dolorosas e na gravidez.
Ela amplia nossa visão e pode facilitar o contato com o mundo das fadas, pode auxiliar na potencialização dos dons extra-sensoriais.
Símbolos: bastão, sinos, flores, trevo de 3 folhas, fitas multicoloridas e harpa.
Dia: sexta-feira
Cores: rosa-claro, branco e azul-celeste
Aroma: Madressilva
Ponta cardeal: leste
Estação do ano: verão
Angus Mac Og/Oengus/Aengus
É um Tuatha de Dannan, filho de Dagda e Boann. Seu nome significa 'aquele que, sozinho, é poderosos'. Deus da juventude, amor, beleza e paixão. A magia de Angus é indicada para: amor, juventude, beleza, pureza de coração, paz de espiríto e paz interior. 
Símbolos: cisne, harpa e lago
Dia: sexta-feira
Cores: rosa, azul-claro e branco
Aroma: baunilha
Pontos cardeais: leste e oeste
Estação: primavera
Arianhrod
Filha de Danu e irmã de Gwydion, é a guardiã da Roda de prata de estrelas. Deusa galesa da reencarnação e da fertilidade, está associada ao reino celestial.  Vive em um reinado estrelado chamado Caer Arinrhod (Corona Borealis). Os celtas acreditavam que Caer Arianrhod era o lugar onde as almas permaneciam após a morte. Arianhrod decidia o destino. Deusa da fertilidade e da Lua Cheia, das estrelas, da regeneração e da reencarnação. Auxilia-nos provendo um vislumbre em nosso passado e nosso futuro, mas deve ser feito de coração aberto.
Seu símbolo é o redemoinho. Ela é a personificação da roda do ano.
Trabalhe com sua energia para acessar outros mundos, conhecer suas vidas passadas, reivindicar o poder feminino, beleza, fertilidade, reencarnação e poder.
Símbolos: espiral, redemoinho, feixe de trigo, lua, roda de estrelas e remo.
Dia: segunda
Aroma: murta
Cores: branca e prata
Ponto cardeal: leste
Estação: primavera
Belenus/Bel

Seu nome significa BRILHO. Deus do Sol e associado a Beltane, cabras e gado. Sua esposa se chamava Belisama. Está relacionado com as fontes curadoras e aos poderes regenerativos do Sol. Associado a Apolo. Belenus é o senhor da luz, do dia, da saúde e da força.
Trabalhe sua energia para saúde, vitalidade, regeneração, renovação, purificação, força, sucesso, brilho, fama e visibilidade.
Símbolos: sol, lança, tocha e mastro de Beltane
Dia: Domingo
Cores: laranja, dourada e vermelha.
Aroma: Cúrcuma
Pontos cardeais: leste e sul
Branwen "O corvo branco"
Filha de Llyr e Penarddun, Deusa galesa do amor, comparada a Afrodite, pois também está associada a sexualidade e ao mar. Representa o espiríto da Terra. Senhora do Lago, vaca branca e coruja branca, Deusa do amor puro e da pureza em todas as suas manifestações. 
Os celtas celebravam Branwen na lua cheia de junho e na lua crescente de cada mês. Restaura a vida e possui os novos inícios e a capacidade de promover reinícios.
Trabalhe sua energia para novos projetos, inspirações, aprendizado, energia, vitalidade, liberdade, fertilidade, amor, pureza, vitória, vencer limites, sensualidade, sexualidade, concórdia, soluções, inícios, inspirações, liberdade e viagens.
Símbolos: pássaros, ventos, mar e crescente lunar.
Dia: sexta-feira
Cores: branco e rosa-claro
Aroma: vetiver
Pontos cardeais: leste e oeste.
Brigit
Deusa tríplice do fogo. Representa o Sabbath de Imbolc e preside o fogo, a beleza e todas as artes. Deusa da lareira, da casa e da forja. Deusa vaca branca, seu simbolismo de dar e sustentar a vida.
Trabalhe sua energia para: fertilidade, amor, cura, inspiração, proteção, harmonia no lar, aprendizado, adivinhação, conhecimentos ocultos e vencer inimigos.
Símbolos: triskle, chama trina, serpentes, torc, sol e espiral.
Dias: segunda, terça e sexta
Cores: vermelho, laranja e verde
Aroma: zimbro
ponto cardeal: todos
Ceridwen
Deusa do submundo. Grande porca branca. Grande iniciadora dos mistérios sagrados. Seu caldeirão é o símbolo do nascimento, por intermédio dele e nele, toda a transformação é possível. Deusa da Lua, natureza e dos grãos. Governa a morte, fertilidade, regeneração, inspiração, magia e o uso sagrado das ervas.
Trabalhe sua energia para magia, regeneração, transformação, conhecimento, sabedoria, banir o mal, encantamentos e fertilidade.
Símbolos: caldeirão, porca branca e gato branco
Dia: segunda
Cores: preta, branca e vermelha
Aroma: eucalipto
Ponto cardeal: norte
Cernunnos
Fertilidade e abundância também estão associados ao reino do submundo. Deus da natureza, sua forma híbrida de homem e animal está associada aos primeiros xamãs. Deus negro, senhor do submundo é ele quem conforta as almas e mostra o caminho que elas devem seguir no outromundo.
Trabalhe sua energia para magia, fertilidade, poder, força, masculinidade, energia vital, sexualidade, fertilização e crescimento.
Símbolo: phallo, serpente, lança, chifres, pele de animais e folhas verdes.
Dias: domingo, terça e quinta
Cores: verde, marrom e preta
Aroma: almíscar
Ponto cardeal: norte
Sabbath: Samhaim.
Dagda - deus dos druídas
É absoluto, guerreiro, artesão, agricultor. Possui um caldeirão mágico que pode reviver os guerreiros mortos em batalha. É o senhor da roda da vida. Pai de Lugh, Ogma, Badb, Brigit e Donn (deus dos mortos).
Trabalhe sua energia para abundância, fartura, poderes mágicos, fertilidade, riqueza, prosperidade e solução de problemas impossíveis.
Símbolos: clava, harpa, caldeirão, bastão, espada, pedra fálica.
Dia: quinta
Cores: púrpura, verde e branca
Aroma: tabaco
Pontos cardeais: todos
Danu/Dana/Anu/Don/Dunav/Donau
Grande Deusa Mãe dos celtas, consorte de Dagda, associada a Dione e Diana. Mãe de todos os deuses e fadas. Senhora da Magia, rios, águas, fontes, conhecimento. Ela é a Terra e o rio. Protetora dos magos e dos druidas. Trabalhe sua energia para fertilidade, crescimento, força, inovação, germinação, conhecimento, força, inovação, germinação, conhecimento, sabedoria, riqueza, prosperidade e fortuna.
Símbolos: montanhas, pedras, feixes de trigo e seixo de rio
Dia: quinta
Cores: verde, marrom e preta
Aroma: orquídea
Pontos cardeais: todos
Estação do ano: primavera e outono.
Dian Cecht
Pai da cura, de Airmind e Miach. Patrono da Medicina. Sacrificou o 'terrível bebê' de Morrigu. Transpassou o coração da criança e encontrou 3 serpentes que podiam matar o que tocassem. É avô de Lugh. Trabalhe sua energia para cura, renascimento, regeneração, todos os tipos de magia, curar feridas.
Símbolos: fontes, folha de prata, dente-de-leão
Dia: quarta-feira
Cores: verde e amarela
Aroma: canela
Ponto cardeal: norte.
 Gwydion - "Aquele que fala de poesia"
Irmão de Gilfaethwy e Arianrhod e sobrinho de Math fab Mathonwy. Nasceu misteriosamente de pais desconhecidos e aprendeu as artes da eloquência, da magia e da guerra. Considerado filho de Don, que governa a terra dos mortos. Deus civilizador, doador de benefícios da vida e propagador das artes. Considerado o Druida dos Deuses e  o Feiticeiro e Bardo do Norte de Gales. Era, ao mesmo tempo, um encantados e guerreiro-mago, capaz de provocar ilusões e curas por meio da sua magia. Trabalhe com sua energia para cura, poder, ilusão, mudança, magias, superação de dificuldades, eloquência, poesia, artes, guerra, mudança de forma e trabalhos com animais de poder.
Símbolos: cavalo branco, porca, lobo e harpa.
Dia: quarta
Cores: amarelo, verde e azul-claro
Aroma: freixo
Ponto cardeal: leste
Lugh/Llew Llaw Gyhes/Lugos/Lug
Deus celta, representa o triunfo da luz sobre a escuridão. Deus sol, deus guerreiro, médico druída, bardo, ferreiro, cervejeiro. Deus da guerra e das artes mágicas. Suas armas sagradas são o estilingue e a lança. É o pai do grande herói Cuchuláin. Deus do céu, conectado com o fogo, com o sol e com o tempo. É visto como protetor e guia de seu povo. São as águias e os corvos, que se mantêm vigilantes sobre tudo aquilo que acontece na Terra. Utilize sua energia para sucesso, prosperidade, riqueza material, vitória, reconhecimento, artes, inspiração, inteligência e habilidades.
Símbolos: sol, lança, estilingue, torc, águas, corvos, harpas, espada, tabuleiro de xadrez e martelo de ferreiro.
Dia: domingo
Cores: laranja, amarelo, dourado, vermelho
Aroma: louro
Ponto cardeal: sul
Macha
Personificação da batalha. Macha estava associada ao costume céltico da caça as cabeças, as cabeças decapitadas nas batalhas eram colhidas como troféus. Também foi associada à fertilidade, as colheitas.Ela simbolizava o Sol esquentando a Terra. Possui vários aspectos e vai desde profetisa à guerreira, rainha ou noiva que vem do mundo sobrenatural. Representa a totalidade e os três níveis do ser: físico, mental e espiritual. Ela é tanto deusa da batalha e da guerra como a que traz a fortuna e a prosperidade. Deusa égua, reflete o posicionamento da mulher celta, como curandeira, guerreira, tecelã, governante e transmissora do conhecimento. Macha é uma deusa primordial para o entendimento dos poderes da Terra. Trabalhe sua energia para guerra, magia, profecia, resgate da dignidade feminina, fertilidade, energia, poder, colheiras, fortuna, prosperidade, fartura, abundância e cura.
Símbolos: cavalo, terra, corvo e lança
Dia: terça
Cores: branca, vermelha e preta
Aroma: tussilagem
Ponto cardeal: sul
Manannan (celta)/Manawyddon(galês)/ Manannan Mac Lir (Manannan filho de Lir)
Deus celta dos mares, previa o bom e o mal tempo. Ele é o regente da Terra da bem-aventurança. Manannan cavalga nas ondas com seus cavalos marinhos (evoca Poseidon e Netuno). Guerreiro muito belo com don de se metamorfosear. É um poderoso Deus e o simples agitar de sua capa pode alterar o destino dos deuses e homens. Deus da juventude eterna. Trabalhe sua energia para proteção, força, clima, marés da vida, artes, comércio, renascimento, vitória, equilíbrio e adivinhação.
Símbolos: vara amarela e dardo vermelho, barco, âncora, cavalo-marinho e espada.
Dia: quinta
Cores: azul, violeta, roxo e verde
Aroma: madressilva
Ponto cardeal: oeste
Ogma/Ogmios
Deus guerreiro - orador. Um dos três principais guerreiros dos Tuatha, ao lado de Lugh e Dagda. É o senhor da eloquência, da poesia e criou o Ogham. Marido de Eton, filha de Dion Cecth, com quem teve um filho chamado Cairpe. Assemelha-se a Mercúrio. Trabalhe sua energia para eloquência, persuasão, poesia, força, inspiração, magia, feitiços, artes, músicas e divinação.
Símbolos: sacola de grou, ogham, espada e harpa.
Dia: quarta
Cores: verde, amarelo, marrom, branco e vermelho.
Aroma: aneto
Ponto cardeal: leste
Rhianon
Deusa celta da fertilidade, outromundo e dos sonhos. Divindade lunar simbolizada por um cavalo branco. Irmã de Brigit. Linda mulher vestida de verde e uma guilanda de flores na cabeça, olhos e cabelos castanhos. Deusa da mudança, do movimento e da magia. Deusa da morte com pássaros de canto suave que levavam ou trazem a vida. Podiam curar doenças, tristezas ou pânico. Personificação da vida, da morte e do renascimento. Deusa da transformação. Use sua energia para sonhos, mudanças de forma, pesadelos, bom sono, bondade, pureza, sexo, magia, prosperidade, ampliar habilidades, vencer inimigos, paciência, autoconfiança, mudanças, cura, liberdade, afastar tristeza.
Símbolos: cavalo, pássaro e chifres
Dia: segunda
Cores: branco, esmeralda e dourado.
Aroma: agrimônia
Ponto cardeal: leste

* Fonte: A Arte da invocação - Claudiney Prieto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua sabedoria =)