terça-feira, 12 de junho de 2012

Conexão com os elementos


Ultimamente com a prática mágica venho sentido a necessidade de uma conexão maior com os elementos. Principalmente com o meu elemento (TERRA), sinto que minha conexão está fraca e precisa ser revigorada e restabelecida. Buscando em meus livros e anotações antigas, encontrei algumas coisas que decidi retomar. Segue abaixo algum material que encontrei:





¹Toda vida é composta de 04 elementos básicos, de acordo com a compreensão pagã. Eles são a Terra, o Ar, o Fogo e a Água. Além de englobar os componentes físicos da criação, esses princípios personificam cada uma das fases da vida e todas as condições humanas. A consciência elemental é responsável por uma sintonia com a ordem natural e com as alterações que se dão dentro de nós e à nossa volta. Segundo Paracelsus, os quatro elementos emanaram do vácuo que foi o início da criação. Cada um deles tinha qualidades distintas e foi uma parte intrínseca do processo mágico da criação. Cada um deles foi estabelecido dentro de seus próprios reinos, não um acima do outro, todos possuindo um papel igualmente vital no universo.
No elemento terra estão sedimentadas todas as coisas que crescem acima e abaixo do solo, a generosidade deste elemento está manifestada nos alimentos, nas ervas e nas bebidas.
Assim a essência da Terra é a estabilidade, a constância e o sustento. É tudo aquilo que é certo e concreto. É a verdade, a honra e a justiça. É o mundo físico.
O elemento ar tem suas raízes no mundo não físico. Ele representa tudo aquilo que é invisível. Ele é o vento, o cheiro, cada momento da respiração, é o pensamento, é o conhecimento, é a inspiração, é o estudo e a beleza.
O elemento fogo é o elemento de transição e mudança, pois sua manifestação é pouco material. É visto no Sol, na luz da Lua e nas Estrelas. Ele é o impulso e a determinação que sustenta o progresso e a agressão. Ele é a paixão, a guerra, vingança e vitória. Ele é o calor, o movimento e a fúria incandescente.
O elemento água manifesta-se como o mar e o mistério sombrio que reside em suas profundezas. A água é o mistério invisível que repousa sobre a terra da morte. É a maravilha do amor universal que está refletida na imensidão do oceano. Ele é o reino da intuição e da revelação psíquica. Esse elemento é o grande equalizador em seu reinado de poder profundo e expansão sem fim.
Cada elemento é puro em sim; no entanto, ele precisa dos outros para equilibrar a ordem natural do Universo.

 
Não esqueça!
Sou a Terra que o sustenta
Meu sopro é o AR que você respira.
Sou o Fogo que arde dentro do seu coração.
Sou a Água que gera e fertiliza.
Estou em tudo, nos céus, nas estrelas e no mar.
Estou dentro de você.
                                                                    Sou a Senhora da Vida e meus são os poderes dos elementos.²

CONEXÃO COM OS ELEMENTOS

³"Devemos nos sentar no chão, com as pernas cruzadas, procurando uma posição confortável. Nesse primeiro momento vamos apenas trazer a energia da Terra para cima.
Vamos começar respirando profundamente, mas sem forçar os pulmões. Sinta o ar preenchendo todo o seu ser. O ar é o primeiro elemento que trazemos para dentro de nós, ele representa o sopro divino da existência que põe em movimento nossas energias adormecidas. Quanto mais respiramos, mais sentimos nossa energia crescer, porque a respiração acelera nossa circulação, trazendo um significativo aumento do calor corporal. Esse é o segundo elemento que podemos sentir atuando dentro de nós, o nosso fogo interior posto em movimento.
Continue respirando.
Agora imagine que da base da sua espinha saem raízes que se aprofundam cada vez mais na terra, atravessando todas as suas camadas, alimentando sua força vital.
Suas raízes descem cada vez mais e encontram o terceiro elemento que trazemos para dentro de nós, a água, oculta bem abaixo, no interior da terra. Sinta o frescor da água inundando todo o seu ser, traga esse poder para cima e sinta-o subindo por suas raízes e por sua espinha, enchendo-o de poder.
Agora imagine que suas raízes penetraram cada vez mais, até atingir o fogo do centro da Terra. A Terra é o quarto elemento, através do qual o fogo central é puxado para cima e se torna nossa fonte de poder.
Imagine o fogo sendo sugado por suas raízes e subindo até sua espinha, sendo trazido para cima e energizando todo o seu corpo.
Sinta o poder subir por seu corpo e sua espinha até chegar à cabeça. Quando se sentir carregado de energia, recolha suas raízes, imaginando-as sendo absorvidas pela base da sua espinha.
Então, coloque as palmas das mãos no chão e devolva o poder, sinta como ele é absorvido pela Terra. Devolva todo o excesso de energia ao lugar de onde ele veio.
Uma coisa que todos temos a obrigação de saber é que o poder nunca pertence a nós. Ele nos é emprestado, e precisamos devolvê-lo. O excesso de energia é prejudicial.

Elemento TERRA²

Ponto cardeal: norte
Elementais: gnomos
Cores: verde, marrom e preto
Instrumento mágico: pentáculo
Melhor hora: meia noite
Incenso: beijoim
Atributos: negócios, estabilidade, dinheiro, riquezas, prosperidade, estabilidade, abundância, concretização, fortificação, centralização.
Utilizar: ervas, pedras, terra, grutas, cavernas, metais, árvores, montanhas, sal.
Deusas: Anu, Arianhod, Badb, Danu, Cerridwen, Morrigu, Epona.
Deuses: Cernunnos, Dagda, Gwyn Ap Nud, Teutates, Don.
Estação: Inverno
Espiríto animal: urso, cerva, bisão, tartaruga.
Chacra: chacra básico
Ervas: jasmim e samambaia
Personalidade: o corpo (necessidades psicológicas, fertilidade, reprodução).



Meditando com o elemento TERRA

Espalhe inúmeras pedras, plantas e flores sobre o altar. Coloque o pentáculo no meio do altar e, ao lado dele, um pires com sal. Fique com os pés descalços, acenda uma vela marrom.
Coloque as mãos espalmadas em direção ao chão, sinta a energia vinda da terra. Perceba que ela lhe proporciona estabilidade, abundância e prosperidade. Sinta-se preenchido pelo poder da firmeza e da responsabilidade. Quando se sentir centrado, trace um pentagrama em frente ao altar. Visualize-o brilhante e replandeceste de luz verde. Faça então a seguinte oração*:

Poderes da Terra,
  Vós que fazeis a vida fluir mecanicamente.
Pelo poder sagrado do pentáculo eu vos peço*,
Ajudai-me!
Fazei com que minha vida prospere em todos os sentidos.
Dai-me equilíbrio para cumprir a missão que o universo me confiou.
Que o poder do norte me proporcione sabedoria e persistência para que eu me firme no mundo.
Vós que possuis o segrdo da Terra,
Fazei com que a Roda da Vida gire sempre a meu favor.
Para que eu conquiste estabilidade, fertilidade e equilíbrio.
Que assim seja e que assim se faça!

Espalme novamente as mãos em direção ao chão, sinta-se preenchido pela energias telúricas. Trace então um pentagrama e visualize o pentagrama brilhante se dissolvendo. Agradeça aos poderes da Terra e deixe a vela queimar até o final.


Elemento AR
Ponto cardeal: Leste
Elementais: Silfos
Cor: amarelo, branco
Instrumento mágico: Athame
Melhor hora: amanhecer
Incenso: olíbano
                                                                                   Atributos: viagem, liberdade, habilidade, descobertas de objetos e/ou pessoas, estudos, revelações de segredos.
Utilizar: penas, incensos, sopro, ventos dos quatro pontos cardeais, flores, céu, nuvens, óleos.
Deusas: Aradia, Arianhod, Aine, Blodeuwedd, Macha, Branwen.
Deuses: Oghma, Taliesin, Angus Mac Og, Nuada.
Estação: Primavera
Espírito animal: pássaros, coruja, águia.
Chacra: laríngeo e terceiro olho
Ervas: artemísia, hortelã, eucalipto, lavanda tomilho
Personalidade: a mente (idéias, inteligência e conceitos)



Meditando com o elemento AR

Espalhe alguns incensos sobre o altar. Coloque uma pena e o sino voltados para o leste. Disponha o Athame no meio do altar e acenda uma vela amarela. Toque o sino por três vezes, eleve as mãos aos cés e sinta a energia do AR. Perceba que ela lhe proporciona tranquilidade e paz interior. Sinta-se preechido pelo poder do elemento AR que lhe traz liberdade, conhecimentos e poder de comunicação. Quando se sentir centrado, trace um pentagrama em frente ao seu altar. Imagine-o brilhante e resplandecesnte de luz amarela. Faça então a seguinte oração:

Poderes do AR, 
vós que exerceis domínio sobre as grandes verdade,
Pelo poder sagrado do Athame, eu vos peço!
Fazei com que a clareza de pensamentos seja uma constante em minha vida.
Que eu seja livre para pensar e agir e que minhas energias sejam sempre canalizadas para a positividade.
Fazei com que meus conhecimentos sejam aperfeiçoados a cada dia.
Para que assim eu possa ajudar ao próximo.
Que assim seja e assim se faça!

Eleve novamente as mãos aos céus, sinta-se preenchido pelas energias aéreas. Trace então um pentagrama e imagine o pentagrama brilhante se dissolvendo. Agradeça mentalmente aos poderes do AR e deixe a vela queimar até o fim.


Elemento FOGO

Ponto cardeal: sul
Elementais: salamandras
Cores: vermelho, laranja
Instrumentos mágicos: bastão, vareta
Melhor hora: meio-dia
Incensos: sândalo e flores do campo
Atributos: energia, autoridade, amor, purificação, cura, agilizar, evoluir
Utilizar: velas, fogo, lareiras, fogueiras, sol, vulcões, tochas, relâmpagos, arco-irís, estrelas.
Deusas: Brigit, Morrigu, Airmid
Deuses:Bel, Belenus, Lugh, Bran, Pwyll, Dagda, Arawn, Kali
Estação: Verão
Espiríto animal: gato, serpente
Chacras: umbilical e plexo solar.
Personalidade: self (potencialidade, paixão, ódio, identidade, ego)


Meditando com o elemento FOGO

Coloque o bastão no meio do altar e acenda uma vela vermelha ao lado dele. Com as mãos elevadas e os punhos fechados, sinta a energia do FOGO. Perceba que ela lhe proporciona energia positiva e autoridade. Sinta-se preenchido pelo poder do FOGO que lhe traz coragem, dinamismo, força de vontade e destruição de todas as coisas negativas. Ao se sentir centrado, trace um pentagrama em frente ao altar, imagine-o ardendo em chamas e faça a seguinte invocação:

Poderes do fogo,
Vós que exerceis domínio sobre a evolução de todas as coisas existentes, 
Pelo poder do sagrado bastão, eu vos peço!
Fazei com que o ódioseja transmutado para que o amor perdure na Terra.
Que todas as coisas negativas possam ser panidas.
Que o poder do Sul traga energia, coragem, dinamismo para que eu possa prosseguir em minha jornada.
Peço-vos que minha intuição seja aguçada para tornar-se um ser pleno e absoluto na espiritualidade.
Que assim seja e assim se faça!

Eleve novamente as mãos e feche os punhos, sentindo-se preenchido pelo poder ígneo. Trace então um pentagrama e imagine o pentagrama que ardendo em chamas se dissolvendo. Agradeça mentalmente aos poderes do FOGO e deixe a vela queimar até o fim.


Elemento ÁGUA

Ponto cardeal: oeste
Elementais: ondinas
Cores: azul, prata
Instrumento mágico: taça
Melhor hora: crepúsculo
Incensos: mirra, rosas
Atributos: amizade, cura, casamento, fertilidade, damília, sonhos, amor
Utilizar: lagos, mar, nascente, rios, cachoeiras, poços, chuvas, nevoeiro, loções, soluções.
Deusas: Cerridwen, Brigit, Boan, Coventina
Deuses: Llyr, Manannan, Nuada, Taranus
Estação: Outono
Espiríto animal: peixe, baleia, golfinho.
Chacra: cardíaco
Ervas: camomila, rosa, anis-estrelado.
Personalidade: as emoções (inconsciente, sonhos e intuição)



Meditando com o elemento ÁGUA

Espalhe conchas, estrelas-do-mar, caramujos sobre o seu altar. Coloque sua taça com água no centro do altar. Acenda uma vela azual e coloque as mãos mais ou menos na altura do abdômen, no formato de concha. Sinta a energia da ÁGUA. Perceba que ela lhe proporciona equilíbrio emocional e felicidade. Sinta-se preenchido pelo poder do elemento ÁGUA que lhe traz cura, fertilidade, esperança e estabilidade amorosa. Ao se sentir centrado, trace um pentagrama em frente ao altar, imagine-o brilhando e resplandecente de luz azul-prateada e faça então a seguinte oração:

Poderes da ÁGUA,
Vós que exerceis domínio sobre a felicidade de todos os seres da Terra.
Pelo poder sagrado da Taça eu vos peço!
Fazei com que a amizade perdure e neutralize meus pensamentos negativos e incertezas.
Fazei-me esperançoso e despojado de orgulhos e preconceitos.
Que o poder da ÁGUA me proporcione saúde e cura de todas as doenças.
Peço-vos que a fertilidade seja constante em minha vida e em tudo o que eu fizer.
Fazei-me pleno de amor.
Que assim seja e que assim se faça!

Coloque novamente as mãos em forma de concha, sinta-se preenchido pelas energias aquáticas. Trace um pentagrama e imagine o pentagrama brilhante se dissolvendo. Agradeça mentalmente aos poderes da ÁGUA e deixe a vela queimar até o fim.




* Troquei a palavra INVOCAÇÃO ora oração, ora por peço pois para mim, o termo INVOCAR denota autoridade. E não acredito que seja educado com seres que fundaram a TERRA e seja uma das facetas da deusa que nos  'obedeça'. Tudo é uma comunhão. Com respeito aos autores das orações e a quem usa o termo invocação, esta palavra em minhas postagens serão sempre trocadas.

Extraídos dos livros:
 ¹O'HARA, GWYDION. Caminhos Pagãos. Editora Madras; São Paulo: 2004
²PRIETO, Claudiney. Wicca- A religião da Deusa. Editora Gaia; São Paulo: 2001
³MARTINEZ, Mário. Wicca Gardneriana. Editora Gaia; São Paulo: 2005