segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ainda sobre as lunações

No post anterior coloquei algumas preces interessantes para a prática da magia.
Fazendo uma faxina em meus papéis encontrei outras informações sobre as lunações e as celebrações dos Esbaths. 
O que postarei aqui não foi criado por mim, foi um material que encontrei em 2004 na internet, então, quem for o criador desta ritualística ou quem souber esta fonte, pode me informar que colocarei os devidos créditos.

Sobre a Lua Negra - A transformação

A coisa mais importante sobre o Esbath da Lua Negra é que apesar dele ser o primeiro do processo de amadurecimento - já que representa a transformação necessária aos primeiros passos - Ele também é o último que um inexperiente deve celebrar, pois antes de enfrentar nossos medos, de encarar os desequilíbrios, nossos erros e transtornos psicológicos, precisamos conhecer cada um dos problemas profundamente, de forma séria e madura. Precisamos ver de onde eles vem, o que os alimentam, porque eles se mantêm e porque aumenta.
A Lua Negra corresponde aos 3 últimos dias da Lua Minguante. Neste período a Lua não reflete o Sol, ela está em seu estado natural, sendo a Sombra. A noite torna-se escura e completamente sombria e negra. É necessário saber que esse não é um período negativo ou impróprio para magias, pelo contrário, é um momento maravilhoso para os trabalhos mágicos, somente é necessário possuir experiência para fazê-lo.

A decoração do Esbath da Lua Negra é muito individual, sua cor, é o preto podendo contar tons de roxo. Você deve espalhar por todo o local símbolos, imagens ou objetos que lembrem tudo aquilo que você tem medo, receio ou que de alguma forma prejudica sua liberdade e paz interior. A decoração deve auxiliar em suas reflexões sobre suas sombras.

A Lua Negra corresponde as Faces Negras dos Deuses, como: Hécate, Hades, Morrighan, Cibele, Lilith e vários outros que você sintonize melhor.

As meditações são direcionadas a transformação dos medeos, ao equilíbrio e controle de todas as nossas forças internas que de alguma forma nos prejudicam. Jamais devemos tentar eliminar nossos sentimentos ou esconder nossas vontades, pois isso só as alimenta ainda mais. Precisamos aceitar que isso faz parte de nós.
Devemos controlar e equilibrar tudo aquilo que existe dentro de nós, seja nossa parte Luz ou nossa parte Sombra. Com o autoconhecimento somos capazes de compreender de onde nossos medos surgiram e porque certas atitudes e sentimentos são mantidos de forma desarmônica em nossa personalidade.

A dança mais comum é chamada de dança dos sons naturais ou ritmos silenciosos, consiste em ficar de pé em pleno silêncio. Comece a movimentar o corpo calmamente da forma que desejar, com o tempo aumente a força e rapidez dos movimentos até que esteja dançando em seu próprio ritmo livre, solto e de acordo com o seu corpo. Enquanto dança tente colocar para fora todas as energias ruins que estão no seu corpo ou que são enviadas a você, e cante, cante qualquer som, faça sons variados, crie ritmos, trabalhe o seu interior, acalme seu coração, organize suas energias, equilibre seu corpo.

A Lua Negra é responsável pela eliminação dos problemas, pois representa a energia dos términos, de renovação. Ela é o 'fim de um processo para início de outro' é a energia da transformação, a própria transmutação energética que ocorre com a morte. A Lua Negra é pura, é a verdadeira face da Lua, e por isso trabalhos realizados a cura também são feitos nesse período, pois a lua sem os raios solares faz uma purificação da Tera, absorvendo as energias desbalanceadas.

Tal período é muito dendo e trabalhos mágicos devem ser executados por pessoas experientes e com um bom controle energético.

 
 Sobre a Lua Nova - A criação

Normalmente as pessoas encaram a Lua Nova como uma Lua parada, sem uma boa energia mágica e isto é um erro, pois a Lua continua 'andando', continua em movimento, gerando influência.

A decoração do Esbath da Lua Nova é muito individual, geralmente sua cor é branco, podendo usar tons claros, o verde, azul e amarelo claro normalmente são usados. Você deve espalhar por todo o local símbolos, imagens ou objetos que lembrem tudo aquilo que você deseja iniciar, seus projetos, suas anotações, desenho, fotos da casa nova, currículo. A decoração deve auxiliar em suas reflexões e no envio de suas energias para esse projeto.

A Lua Nova corresponde a face Virgem dos Deuses, como: Ártemis, Eros, Angus Mac Og, Blodeuwedd...

Neste Esbath abençoamos os mais novos no grupo, os parentes recém-chegados, os novos animais e plantas que nos circundam.

As meditações são direcionadas a crianção de novos projetos, a organização de novas idéias, a estruturação de todos os nossos objetivos. 

Sobre a Lua Crescente - O amadurecimento 

Nesse momento a Deusa transita entre sua face jovem à sua face mãe e senhora, ela realmente está crescendo e amadurecendo, é um bom momento para despertar novas sensibilidades e para verificar o andamento de toda a sua vida.
A decoração do Esbath é normalmente feita com a cor verde ou o amarelo, cores ligadas ao crescimento e abundância, porém você pode incluir outros tons da forma que desejar. A decoração deve auxiliar em suas reflexões e no envio de suas energias para esse projeto.

As meditações são direcionadas ao crescimento de projetos, a abundância e sequência de nossos objetivos. Nesse momento de lua crescente você deve meditar sobre quais são as atitudes e posturas que deve tomar para que tudo possa crescer e prosperar, e deve por em prática tudo isso. Essa meditação também deve possuir uma reflexão para nossas mudanças internas, devemos verificar o que foi criado no esbath passado e colocar tudo para prosperar, devemos guiar o crescimento de nossos sentimentos e gerar uma harmonia, para que nada cresça além do devido.

Sobre a Lua Cheia - A força

A Lua Cheia representa a força e maturidade total de nossas capacidades mágicas. Nesse momento a Deusa vira Senhora, Mãe de todos os seres, é um período de grande magnetismo, todas as energias aumentam suas vibrações, as percepções sensoriais se tornam mais latentes, é um momento especial.
A decoração é feita normalmente com as cores branca ou preta, cores ligadas à força, poder e maturidade. A Lua Cheia corresponde aos Deuses e Deusas triplas, entretanto qualquer divindade pode ser celebrada nesse momento. Alguns Deuses e Deusas triplas são: Cerridwen, Innana, Athena, Ísis, Freya, Dionísio, Osíris, Cernnunos, Lugh, entre outros.

Na simbologia do Esbath, nesse momento a Deusa é Mãe, já amadurecida e começando a enevelhecer. As mães, humanas ou não, são abençoadas pel Deusa. Sendo assim, é normal reverenciar a família colocando fotos dos nossos pais e avós pelo altar, no caso daqueles que já partiram as fotos devem ir para o altar dos ancestrais.

As meditações são direcionadas ao fortalecimento dos projetos, a resolução dos problemas. Essa meditação também deve possuir uma reflexão para o nosso poder interno, devemos verificar o que ocorreu nesse Esbath e organizar e equilibrar tudo, ampliando essas forças com o poder da lua cheia.

Sobre a Lua Minguante - A morte

A lua minguante representa o período de envelhecimento e morte de todos os seres e coisas, é natural as mulheres menstruarem na lua minguante, pois seu óvulo não fecundado morre e é descartado nesse período.  Nesse momento a Deusa percorre os portais até o submundo, ela é a Senhora, a Ancia que em breve será a Rainha das Transformações. Esse é um período de grande transição, nervosismo, conflitos, dúvidas são características muito presentes durante a lua minguante. Assim como a Deusa percorre os portais entre os mundos, nós estamos no fim de um ciclo, finalizando por completo projetos e tendo a necessidade de buscar por novos. É também um período de descanso, já que na Lua Cheia muito da energia foi desprendida.
A decoração do Esbath é normalmente com as corres marrom, vinho ou preto, cores ligadas ao término, a morte, ao envelhecimento, só não use cores muito chamativas.

Alguns Deuses cultuados nesse Esbath são: Ísis, Perséfone, Osíris, Hades dentre outros.

Na simbologia do Esbath, a Deusa é a Anciã, já amadurecida e pronta para a morte. Nesse momento o altar dos ancestrais deve receber maior atenção. Aqueles que se encontram entre a vida e a morte também devem receber atenção, esse é um bom período para trabalhar curas.

As meditações são direcionadas a término dos projetos, a resolução dos problemas. Nesse momento dedicamos para esquecer todos os objetivos alcançados para que tenhamos a mente livre para novos projetos.

A Lua Minguante representa o momento mais propício para trabalhos de cura e purificação, pois é nesse período que as forças cósmicas estão eliminando o velho, reciclando a natureza, é a morte para um futuro renascimento. É o momento em que tudo já foi produzido, enraizado, organizado, expandido, fortalecido e concluído. Família, relacionamentos, emprego, tudo deve ser purificado, finalizado.





"Se você não é capaz de agradecer por tudo que ganha ou conquista, pare de pedir e buscar, pois não é merecedor de nada."

"Todo bruxo sabe que só ganha aquilo que merece, sabe que também para merecer, ele precisa ser grato por tudo, grato a ele mesmo por ter vencido suas dificuldades e grato aos deuses por esses permitirem o prazer da vida, dando-lhe condições de viver livremente usufruindo daquilo que deseja.
Então use sua criatividade, seja sincero e agradeça a presença de todos os participantes do seu esbath: elementais, ancestrais, amigos, agradeça a você mesmo e aos Deuses".