segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tempo de renascer e criar! - Estou de volta!!!!! =)

 O tempo de calmaria passou, não a calmaria plena, mas a angustiante. A angústia de antever as amplas possibilidades engessadas na falta de ação. A energia da transformação chegou! É hora dos planos, das vontades, das verdades emergirem e se transformarem em potencial, em vivência; em VIDA!

                                                                        Sobre o mês de abril

¹'Originalmente inspirado em Aphodite, a deusa grega da vida e do amor, o nome deste mês foi adaptado pelos romanos para Aprilis, 'o tempo das flores e folhas em botão'. A palavra "aperire" significava abrir, lembrando o atributo menos conhecido desta deusa; o de guardiã do portal da vida.
 Abril é o mês de abertura no hemisfério nórdico: abertura da terra, para receber as sementes; das sementes, que germinam e dos botões que abrem em flor.No calendário sagrado druídico, a letra Ogham correspondente é Huathe, a árvore sagrada é o espinheiro e o lema é 'juntar forças para ir adiante'A pedra segrada deste mês é o diamante e as divindades regentes são as deusas Afrodite, Flora, Perséfone, Cibele, Kwan Yin, Ártemis, Bau, Anahit, Coatlicue, Mayahuel, Bast, Hathor, Ishtar e o Deus Verde da vegetação.
Os povos nativos tinham vários nomes para este mês: Lua da Semente, Lua do Plantio, Lua das Árvores em botão, Lua do Semeador, Lua da Lebre, Lua da Relva Verde, Lua das Árvores que Crescem, Lua cor-de-rora, Mês do crescimento.Mesmo estando no hemisfério sul, em um país tropical com estações invertidas, você pode usar a antiga égregora deste mês para avaliar e renovar as sementes de seus projetos e empreendimentos. Cuide de seu jardim (exterior e interior), abra as portas para o florescimento, celebre a beleza e o amor, inicie uma nova etapa para o seu crescimento'.


                                                           Símbolos da transformação







²A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento. É considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa. Este poder de autotransformação é a energia de cura da borboleta dentro da visão xamânica. Mas a borboleta também nos traz outros significados, como liberdade, beleza e auto-estima.
Todos os estágios pelos quais passa ela passa - ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta - são estágios que simbolizam o processo evolutivo da alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. 
Quando a larva penetra em seu casulo escuro, ela representa o processo de autoconhecimento que se dá conosco quando penetramos profundamente em nosso interior. A partir do verdadeiro contato com o nosso íntimo podemos perceber nossas riquezas e beleza pessoal, provenientes de nossa essência. A partir de nossos mistérios aprendemos que podemos criar beleza. Isto nos traz um sentimento de liberdade e auto-estima.
Nossa alma está sempre passando pelos estágios da borboleta, repetidamente, numa espiral ascendente dentro do caminho evolutivo, atingindo uma oitava acima quando o ciclo é completado.
 
 
 
Runa Dagaz é a runa do amanhecer, do renascimento e transformação. É a runa que ultrapassa os antigos limites e possibilita novos começos.
³Eis a runa que pertence ao ciclo de iniciação. Desenhando Dagaz, frequentemente assinala um grande avanço no processo da mudança, uma completa transformação de atitude, uma virada de 180º. Para alguns a transição é tão radical que nunca mais vão continuar a viver as suas vidas normais de uma maneira normal. Porque é o momento certo e o resultado aqui é assegurado sem ser previsível. Em cada vida existe pelo menos um momento que se for reconhecido e aproveitado transforma o curso dessa vida para sempre. Entregue-se por isso a uma confiança total mesmo que o momento lhe sugira um salto de mãos vazias no vazio.
Um grande período de concretização e prosperidade é frequentemente introduzido por esta runa. As trevas estão por detrás de si e a luz do dia está a nascer. No entanto você é lembrado a não se perder em pensamentos sobre o futuro ou de se comportar negligentemente nesta nova situação. Neste tempo de transformação é necessário algum trabalho sério. Faça-o alegremente. 

 
³ Dagaz