domingo, 17 de junho de 2012

Um pouco sobre a roda mista e o solstício de inverno



 
Neste ano o solstício de inverno será no dia 20.06 precisamente as 20h09. Eu, como solitária sempre segui a roda do ano do hemisfério sul, mas depois de um tempo certas celebrações passaram a se tornar estranhas para mim (Beltane próximo a Finados) a proximidade destas começaram a dificultar a minha conexão com a egrégora do sul. Neste ano, no Beltane (HS) junto com alguns amigos fundamos um grupo chamado Círculo Árcade e neste Círculo decidimos celebrar a roda mista pois, alguns participantes em sua forma solitária celebrava a roda norte enquanto eu e outro amigo, seguimos a roda sul. Nossa decisão foi de celebrar os Sabbats pelo hemisfério norte e os solstícios e o equinócios pela roda sul. Isso foi facilitado por decidirmos celebrar os Sabbats a partir de sua mitologia desvinculadas as estações do ano, sim é possível =) e celebrar os solstícios e equinócios a partir das estações que estamos vivenciando.
Esta forma de celebrar ainda está em período de adaptação, estamos nos conectando tanto com o aspectodo da celebração dos deuses como a adaptação também se dá no queu tange o grupo, já que fomos solitários por muito tempo.
Isso resulta em um investimento de tempo e de estudo para respeitarmos a sincronia do grupo como também das egrégoras e do que queremos atrair e celebrar.
E nestas pesquisas encontrei no livro Cozinhando com os Deuses da Jussara Machado uma associação que me interessou sobre a celebração da roda mista, como as estações do ano em algumas regiões do Brasil não são tão determinadas como as estações do hemisférios norte (principalmente aqui no nordeste) ele sugere a adaptação com os alimentos típicos da estação, lá vai:

" Como a celebração do solstício de inverno no Brasil coincide com a época das festas juninas, nada mais original que usar alguns elementos dessas festas, como o milho, a batata-doce, e a mandioca (macaxeira), sendo uma ótima maneira de reverenciar a nossa Natureza. Se estiver fazendo frio e você tiver um jardim, uma fogueira é excelente idéia. O quentão de vinho cai muito bem para esse dia, geralmente mais frio no Brasil, dependendo da região em que você mora. 
Como este é o dia na qual a noite é mais longa, se preferir ressaltar as energias lunares, mais presentes nesse dia, decore sua mesa com velas prateadas, rodeadas de sal grosso; encha seu caldeirão com água e folhas verdes (as folhas de todas as plantas são regidas pela Lua) e coloque-o no centro da mesa. Prepare pratos que levam ingredientes consagrados à Lua, como abóbora, arroz, tomate, banana, pepino.
Esse é um excelente dia para fazer uso de oráculos e fazer sortilégios de todo tipo, pois as energias lunares estão agindo mais fortemente na intuição".

Outra fonte de pesquisa legal é do site: http://www.templodeavalon.com

"Solstício de Inverno
Festival comemorado no dia 21 de junho, que em gaélico chama-se Meitheamh, marcando o início das noites frias. Em galês é conhecido como Alban Arthan, a Luz de Arthur ou a Luz do Inverno, uma versão poética, que relaciona o Solstício de Inverno às lendas do rei Arthur, como Arcturus, o guardião do urso, à estrela mais brilhante do Hemisfério Norte, que celebra este festival no dia 21 de dezembro. No Calendário Coligny este dia foi marcado como "Deuorius Riuri".
Este é um período de fortalecimento interior e de total movimento descendente. No Solstício de Inverno os poderes da noite e as energias da terra atingem seu ápice.
O Solstício de Inverno é tempo de regeneração e de mudanças, o recolhimento na total escuridão da alma, ou seja, o hibernar para renovar-se. Ideal, para despertarmos nossa criança interior, renovando as esperanças e as energias.
As noites se tornam mais longas que o dia e o inverno, por fim, se estabelece. A partir desta data, a luz solar começa aumentar gradativamente, apesar do tempo frio.
O festival do Solstício de Inverno representa, basicamente, o ciclo de morte e renascimento. Momento propício à meditação, a introspecção, ao desapego e à realização de amuletos voltados para a proteção. Aproveite, também, para queimar nas chamas do fogo, em seu caldeirão, tudo aquilo que não quer mais em sua vida.
Ornamente seu altar com folhas de figueira, azevinho ou cipreste, assim como o pinheiro que simboliza a renovação e o crescimento, além de elementos que lembrem o inverno. Acenda algumas velas, para simbolizar o Sol e elevar os ânimos. Honre a Grande Mãe e o renascimento do poder solar, como a esperança do retorno da luz. Que assim seja!"

Paralelo a isto encontrei umas receitas da Rita Taraborelli  no site http://www.pratodepapel.com/

Bolo de Lua

2 xícaras de abóbora paulista cozida e amassada
4 xícaras de farinha de trigo branca (se quiser substitua por integral)
1 colher de sopa de mel
1 colher sobremesa de sal marinho
2 colheres sopa de fermento biológico granulado
1/2 xícaras de água
Por volta de oito ou nove da noite misture a água com o fermento, 3 colheres de sopa da farinha e o mel, mexa até formar um mingau. Deixe descansar até formar algumas bolhas, assim confere se o fermento esta vivo.
Em um recipiente coloque o purê e o mingau, mexa bem e aos pouco vá acrescentando o sal e a farinha, continue mexendo até despregar das mãos e formar uma massa macia.
Polvilhe uma bancada com farinha e transfira o pão, amasse por alguns minutos até que a massa fique bem homogênea e elástica, se necessário adicione mais farinha. Coloque a massa de volta no recipiente, polvilhe farinha e cubra com um guardanapo de algodão.
Deixe a massa crescer e dobrar de volume sob a Lua cheia, se estiver frio.
Caso esteja calor deixe a massa crescer na geladeira.
Pela manhã, assim que o pão tiver crescido, retire todo o ar e então molde 2 pães, descanse a massa até dobrar de volume novamente, só que agora no sol, e asse em forno quente por 40 minutos ou até dourar.
 

Risoto de milho verde e ervas

(6 porções)

Ingredientes:

1 1/2 copo de arroz arbório
8 sabugos de milho verde debulhados
1 alho poró picado
1 folha de louro
5 dentes de alho picado
1 punhado de orégano fresco
1 punhado de salsinha picada
1 punhado de cebolinha picada
1 punhado de folhas de manjericão
1 punhado de folhas de hortelã picada
1/2 xícara de queijo pecorino ralado ou parmesão
1 xícara de tomate cereja em metades
1 taça de vinho branco seco
2 litros de de legumes
sal a gosto
Nos moscada a gosto
3 colheres de sopa de manteiga

1. Refogue o alho poró, o alho e o louro em uma colher manteiga até dourar. Adicione o arroz e mexa bem.
2. Acrescente o vinho e mexa até evaporar.
3. Adicione o milho e o sal e cubra com caldo de legumes, mexa bem. Sempre que o caldo secar adicione mais caldo e mexa, siga neste fluxo até o arroz e o milho cozinharem (cerca de 10-15 minutos).
4. Assim que os grãos estiverem cozidos adicione mais uma concha de caldo e desligue o fogo. Adicione as ervas, o tomate, a manteiga, o queijo e a noz moscada e mexa bem. Prove o tempero e sirva.

Bolo de milho

com toque de coco.

3 xícaras de milho
1 xícara de leite de coco
1 xícara açúcar demerara
3 ovos
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de sal marinho

1. Bate tudo no liqüidificador e despejar em uma forma untada com manteiga.
2. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 50 minutos ou até dourar.