terça-feira, 22 de maio de 2012

Sobre Morrighan

 Esta compilação de informações sobre Morrighan; Morrigu; Mor - Rioghain mostra a diversidade dos aspectos da deusa; umas muito mais aterrorizantes e outras mais sedutoras. Eu cultuo todos os aspectos associado a fase da Lua ou do Sabath. Criadora, Mãe, Anciã. Pois a sabedoria é plena e nunca se dissolve. Mesmo uma anciã aprendeu a sedução, os aspectos são cultuados a medida em que se conecta com Morrighan e a liberdade é sua, deste que praticada com respeito.





"Morrighan é frenquentemente considerada como uma deusa trina, mas a sua suposta natureza tripla é ambígua e inconsistente. Às vezes surge como uma de 3 irmãs, as filhas de Ernmas: Morrighan, Badb e Macha. Por vezes a trindade consiste em Badb, Macha e Neimain - coletivamente conhecidas como Morrighan.
Morrighan é tida como 'deusa guerreira' e sua ligação com a morte violenta de algum guerreiro, é frequente, ao mesmo tempo que é sugerida uma ligação com Banshee - fadas gaélicas - as banshee aparecem principalmente sob 3 disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplica da deusa celta da guerra e da morte, chamada de Badhbh, Macha e Mor-Rioghain (variação do nome de Morrighan, que na minha opinião é a variação mais linda). Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha. Ela também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira). Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo uma velha repugnante. 
Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a morte, e seus cabelos por vezes, são negros como a noite ou ruivos como o sol.
A banshee pode aparecer na forma de corvo, lebre ou uma doninha".

                                                                              ...OUTRA VERSÃO...

"Embora retratada de diferente maneiras e nomes, ela é, a força que fertiliza o caos, dando início a criação. Morringhan se une primeiramente a Lugh e posteriormente com Dagda, as vésperas de uma batalha num fascinante ritual mágico. Há intensa sexualidade na deusa ligando entre si dois mundos. Nemain confunde os exércitos do inimigo, Macha goza com a matança indiscriminada, porém, foi Morrigu quem infundiu força e valores sobrenaturais a Cuchulainn, que desse modo, ganhou a guerra para os Tuatha De Danann. Representada comumente como uma figura terrível, como Alecto (fúria grega), Lâmia (monstro de formas femininas) ou ainda como Lilith".


                                                                      ...OUTRA VERSÃO²...

"Narrada como uma magnífica e sensual mulher com cabelos negros que vão até a cintura, por vezes vestida com a cor vermelha como sangue e com uma pena negra presa em suas tranças. É a imagem tradicional de uma deusa da guerra, da sensualidade e da magia, estando estes três domínios indubitavelmente associados a tradição celta em que os guerreiros recebem, de uma mulher a iniciação sexual, mágica e guerreira".

                                                                              ...CONTINUA...

"Seu pai era o ' Aed, o vermelho' e sua mãe era Ernmas (druída feminina). Macha foi esposa de Nemed e consorte de Nuanda, chamada de 'mulher do Sol'. Ancestral do Galho Vermelho, é a Rainha da Irlanda, filha de Ernmas e neta de Net. Seus símbolos são o cavalo e o corvo.
Pequeno ritual antes de deitar praticado pela deusa: Ela antes, caminhava em círculo no sentido horário ao redor do quarto para afastar qualquer mal. A rainha Maeve também, antes de qualquer batalha, realizava um movimento circular no sentido horário para proteger-se dos maus augúrios."

                                                                                ...AINDA...

"Morrighan é a grande rainha. Ela é a majestade da terra. A vida, a beleza e a sabedoria. Deusa Eriu ou Macha. Ela é a própria terra, mãe de todos os seres vivos. Maga e donzela, ela é a sedutora de deuses e heróis. Por meio de encantamentos, ela se transmuta em toda e qualquer coisa, dobrando o mais valente dos homens, conquistando o maior dos deuses. É com ela que se casam os reis; sem ela não há realeza ou majestade. Ela é a soberania. Unir-se a Morrighan é entregar-se a sua sedução. Aprender a seduzir, encantar e possuir  - e deixar-se possuir. 
Idolatrada por muitos guerreiros, a Morrighan e Badb Catha, a Guerra, o espírito da guerra. Espírito, alma, entendimento profundo, conhecimento sutil. Conhecimento de causa e efeito. Saber por que lutamos, pelo que vivemos e pelo que morremos. A certeza de uma causa nobre não nos permite hesitar nem mesmo diante da ferocidade da batalha.
O corvo fala, a sabedoria antiga revela: a soberania não pode ser ameaçada. Pois d'Ela dependem a vida e a liberdade dos filhos da terra. A morte não é sinistra para os que compreendem a vida. Morremos e nossa alma segue vivendo, em cada morte e renascimento. E a vida segue seu curso, como um rio de curvas infinitas, luz e escuridão".


Obs.: As fontes de pesquisa foram diversas e a maioria se perdeu ao longo do tempo. Caso alguém conheça a autoria destes trechos, podem me repassar que colocarei os devidos créditos. =)