sexta-feira, 4 de maio de 2012

Esbat de Maio de 2012

A Lua vem se completado de forma magnifíca nesta semana, e a sua forma cheia se completará em breve. Venho desejando nesta semana utilizar esta energia para (re)consagrar meu altar e me conectar com a Deusa. Assim, andei pesquisando umas novas informações sobre o Esbat e sua prática ritualística, acrescentando novos fatores (para mim) vinculado ao plano astrológico, será uma experiência nova e acredito que enriquecedora. Vamos a pesquisa:

A lua estará cheia na madrugada de sábado para domingo, dias 05 -06 de maio, no horário de 00:36 e a lua entrará no signo de escorpião nesta mesma madrugada só que no horário de 00:19.

O que isto quer dizer:




Sobre a Lua Cheia


Culminam a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos (durante a fase crescente) as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.






Sobre a Lua em Escorpião

Sol em Touro

"Lua das flores e do retorno dos sapos"

Escorpião é um signo de água, de intensa emoção e magnetismo. As palavras chaves são sensualidade, possessividade, controle, transformação, cura e interesses místicos. Touro é o signo da terra, que necessita de segurança e rotina, paciente, prático, determinado, porém rígido e apegado aos sentidos. Essa combinação exalta o descontrole emocional e sensorial, o apego e a necessidade de possuir e controlar. Portanto, este plenilúnio favorece a avaliação da "sombra", mergulhando nos registros do subconsciente para descobrir e transmutar os padrões compulsivos, obssessivos, rígidos e escravizantes. Aproveitando a energia transformadora de Escorpião, a tenacidade e a perseverança de Touro e a energia luminosa de Wesak ( o nascimento de Buda), pode-se alcançar, assim como a fênix, o renascimento.

Elementos ritualísticos

Velas pretas ou metade preta e metade branca.
Galhos e folhas de figueira, aroeira, iuca, hera, flores de trombeta ou beladona, romãs ou maçãs (cortadas horizontalmente).
Incenso de benjoim, almíscar, noz-moscada ou estoraque, essência de tuberosa, coriandro, anis, patchuli ou jacinto.
Cristais e pedras escuras (quartzo esfumaçado, hematita, magnetita,piropo, granada, modavita), pedaços de lava, pedras vulcânicas e ferro.
Roupas 'misteriosas', xales, véus, mantos com capuz, máscaras de animais, imagens ou reproduções dos animais totêmicos, imagens de grutas e labirintos, teias de aranha.
Músicas rítmicas, tambor.
Comemoração com licor de anis e pratos exóticos.

Divindades


Dagda, Ápis, Lono, Thor, Rudra, Baal, Dionísio, Pan e Cernunnos.
Hécate, Lilith, Ereshkigal, Tiamat, Kali, Pele, Perséfone, Morrigan, Medusa, Selket, Sekmet

Rituais


Para descartar padrões comportamentais ultrapassados; livrar-se de dependências e apegos; "trocar de pele", despertar a energia kundalínica e direcioná-la para sua evolução espiritual; purificação dos sentimentos negativos, reconhecimento, aceitação e integração da 'sombra'; sauna sagrada, meditações em busca de energias transmutadoras, viagens xamânicas para grutas ou vulcões; queima de larvas astrais e dos resíduos energéticos (papéis, objetos); oferendas.

Mentalização
Imagine-se absorvendo a energia curativa dos planos espirituais e direcione-a para aqueles setores de sua vida que você precisa transformar.

Afirmação

 "Liberto-me de todos os ressentimentos que acumulei e reconheço meu poder, tornando-me capaz de transformar minha vida".

A matriarca da quinta lunação

É 'aquela que ouve', a guardião do silêncio. Seu ensinamento é silenciar para ouvir as mensagens do nosso interior, da natureza, dos mestres, do criador. Encontraremos, assim, a calma e a paz necessárias para avaliar, ordenar e transformar nossa vida.

Extraído: Faur, Mirella. O Anuário da Grande Mãe: Guia prático de rituais para celebrar a Deusa. 2a. ed. - São Paulo: Gaia, 2001.


Esta preparação do plenilúnio encontrado no livro da Mirella Faur foi perfeito para o momento em que busco centrar e concentrar as forças, reciclando a energia estagnada em alguns setores e buscando a renovação. 

Tem um artigo legal no site http://www.teiadethea.org/?q=node/114 só sobre a magia da lua cheia e foi de lá que extraí a imagem lá do início do post.

Bençãos e kisses