terça-feira, 23 de abril de 2013

Ancestralidade



“A Ancestralidade é nossa via de identidade histórica, sem ela, não sabemos o que somos e nunca saberemos o que queremos ser. Diz-se que um grupo de organismos tem origem comum se todos partilham um ancestral. Em biologia, a teoria da origem comum universal postula que todos os organismos na Terra descendem de um ancestral comum" (sem autoria identificada).
























Corpo, Alma e Espírito é a classificação básica do ser humano. Mas não limitaria a ancestralidade a condição de ser apenas humano, mas o ser em sua totalidade, como parte de uma esfera rica em diversidade de matéria, que forma a teia da vida. Esta totalidade abrangeria todos os reinos: mineral, vegetal, animal e o étero. 

Buscar a ancestralidade é mergulhar no lado sombrio, no que está escondido e, ainda sim,  enraizado da sua existência. Conectar-se com o desconhecido,  buscando no inconsciente o que foi absorvido mas não percebido pela sua mente consciente, é um desafio. É hora de resgatar estas experiências, dentro do eixo dos mundos. Você e todo o seu potencial representam este eixo de interlocução.



  "Aqueles que se limitam a viver inteiramente no mundo da consciência e que rejeitam a comunicação com o inconsciente prendem-se a leis formais e conscientes de vida". (Jung)



O despertar potencial da magia ocorre a partir da fluidez entre os reinos e os mundos. Cabe a você entender a jornada dos mundos (inferior, intermediário e superior), dos ciclos (vida- morte-renascimento), dos reinos e do seu corpo. Rompa os limites criados pela imposição cultural e social, que criam barreiras através do medo do desconhecido.


Segundo Jung, o inconsciente é parte tão vital e real da vida do indivíduo quanto é o mundo consciente. A linguagem e as 'pessoas' do inconsciente são símbolos, e os meios de comunicação com este mundo são os sonhos.

Acrescento ainda, o poder da meditação como forma de comunicação com o inconsciente e entre os mundos. Através dos sonhos e da meditação, além as atividades oraculares, podemos "resgatar pensamento temporariamente perdidos. Pois parte do inconsciente consiste, em uma profusão de pensamentos, imagens e impressões provisoriamente ocultos e que, apesar de terem sido perdidos, continuam a influencias nossas mentes conscientes (Jung)." A ritualística dentro da religião referencia-se como simbolo desta comunicação. São representações concretas da existência de um mundo superior, intermediário e inferior.


SOBRE OS MUNDOS E A NOSSA MENTE



Segundo Blawatsky, existem três representações distintas do Universo programadas em nossa mente: o pré-existente (evoluído de) o sempre-existente; e o fenomênico – o mundo de ilusão, o reflexo e sua sombra. 


Mundo inferior ou subterrâneo: Neste mundo conectamo-nos com os espíritos das plantas, dos animais, dos minerais, e espíritos humanos. É aonde reside os mistérios da Mãe-Terra. Nesta viagem podemos aprender sobre a utilização de ervas medicinais, o uso de cristais e sobre o talento dos animais. Também encontramos com a nossa sombra. A parte mais obscura do nosso ser. Também estão nossos instintos. É o mundo dos símbolos, dos arquétipos.


Mundo intermediário: Onde é possível viajar no passado e no futuro. Respostas para diversas questões da realidade ordinária podem ser obtidas nessa Zona.




Mundo superior: É onde conectamo-nos com as divindades; é o local da inspiração, da criatividade, da liberdade. Onde nos conectamos com nossos guias e mentores espirituais.


                                        


ANCESTRALIDADE E A RODA DO ANO

A busca nesta jornada da alma é potencializada por Samhaim, onde seu nome significa 'sem luz', a noite em que o mundo mergulha em total escuridão, e nosso espírito parte para a jornada no mundo inferior para buscar o recolhimento contemplativo de nossas ações. Purifique-se resgate sua conexão com os antepassados e com sua ancestralidade animal, vegetal e mineral. Medite e busque as pedras, as ervas e flores e os animais que caminham junto a você, procure características suas nestes seres, entre em comunhão com eles e peça que guiem, acompanhem e protejam em sua jornada ao submundo.

Este é o local da sabedoria, através das espirais e do caldeirão, representações que nos conectam com os planos mais elevados e sutis da alma, facilitando, assim, nossa jornada e auxiliando na renovação das sementes, em plena harmonia com o Todo.

Liberte-se de seus medos. Faça uma meditação diretiva, busque em sua mente uma caverna, um buraco, um poço. Entre neste local, haverá uma porta e um guardião desta porta. Não o tema! Para passar por esta porta você deve entregar um medo seu a este guardião, entregue de coração, ele saberá. Quando juntar toda as suas forças de buscar este medo no seu íntimo, e entregar ao guardião da porta, ele autorizará sua passagem. Ao entrar, perceba o que tem neste lugar, caminhe por ele, perceba o que contém em todo este espaço. Este é o seu espaço sagrado! Não tem espaço para medos, convenções ou frustrações, ELE É SEU! Colha aí toda a sabedoria de suas vidas, dos seus ancestrais, do que foi guardado e ainda não vivido. Agradeça pelo que foi vivido, se volte ao guardião, agradeça-o. Ele transmutou seu medo! Volte pelo mesmo caminho e siga a sua jornada de crescimento.


Sagrada Inspiração
por Rowena Arnehoy Seneween

Awen, a inspiração sagrada,
Que ao sorver das tuas bênçãos
Num frenesi de emoções,
Uniu nossas tribos durante a jornada

Bardos compunham um som delirante,
Onde ecoavam vozes de almas antigas,
Fluindo entre as espirais da vida
Em plena energia revigorante

O sonho que nos conduz entre os véus,
Seres mágicos, nobres feéricos dos montes
Apresentam-se diante do crepúsculo
Reverenciando a terra e os céus

Será o bosque sagrado centrado em nós?
Sensações entrelaçadas pelos reinos,
Despertam a tal esperança do amanhecer
Propagando seu ritmo intenso e veloz

Chama que aquece e acalenta os corações,
Os Deuses, ancestrais e espíritos da natureza,
Ultrapassam a névoa de prata e tornam-se orvalho
Embevecidos na essência de suas ações

Guerreiros, que a luta seja pela paz
E a nobreza perdure na verdade
Fincando suas espadas no chão
Para que o reencontro seja breve e eficaz

Que assim seja!



Agradeça sempre pela sua capacidade de jornada, e cultive a sua essência!

Fontes:

Jung, Carl. O homem e seus símbolos. Editora Nova Edição
http://www.templodeavalon.com
www.xamanismo.com.br