segunda-feira, 29 de abril de 2013

Beltane 2013


Seguindo a roda do Hemisfério Norte, celebrarei Beltane na madrugada do dia 30 de abril para o dia 01 de maio. Sempre que celebro algum ritual presto atenção nos dias e horários planetários, além do planeja que estará regendo a lua naquele momento e em qual fase a lua se encontrará. Todo este fluir energético influencia bastante dentro da ritualística.

Nestes termos, o céu estará regido da seguinte forma.


                                            

"A lua estará em curso no signo de capricórnio no final da noite, emitirá energia da vitalidade, mas talvez um pouco de inquietação também. Além da disposição para as relações e o entendimento. No dia 1 de maio, a Lua estará fora de curso entre 11h08 e 11h19 e em seguida,  ingressa em AQUÁRIO, trazendo um ambiente mais criativo, mental, ágil e descontraído"¹.






Sendo Beltane um festival que celebra a abundância da terra. A Deusa e o Deus alcançando o auge da sua vitalidade e vigor, tomei devida atenção a fase da lua que se encontrará este festival. 
E a lua iniciará sua fase minguante, o que remete a face anciã da deusa (Se você for celebrar Samhaim pelo Hemisfério Sul, nada mais que uma perfeita energia de comunicação e limpeza somando o festival a fase da lua, contudo, tome cautela para não esvair toda a sua energia).

Beltane caracteriza-se pelo "despertar da donzela para a união com o cornífero. As velas são vermelhas (simbolizando a mestruação) e brancas (simbolizando o semên). Incenso e essência são de rosas, patchouli, almíscar, hibisco ou gerânio. No altar, colocam-se flores vermelhas, galhos e folhas de sorveira, sabugueiro, louro e madressilva. Usa-se verde para simbolizar o nosso renascimento

Oferta aos seres da natureza: frutas, leite, mel, cristais e contas coloridas, realizando-se encantamentos amorosos enquanto trançam-se fios ou fitas"².

Sincronizei as faces e dentro da minha oração pedirei que a lua minguante mande embora tudo o que vem atrapalhando o nosso poder de criação. (#by me)

A atmosfera deste sabbat é de excitação, celebração da sexualidade e da fertilidade, conscientização dos impulsos e das reais necessidades, harmonização e complementação dos opostos. São feitos encantamentos para a cura, o amor e a prosperidade.



                             



A comemoração é feita com frutas vermelhas, pratos com aspargos e champignons, ponche de vinho com frutas, sorvetes e mousses. Bolo de mel, leite e cereais.



RECEITAS

Bolo de Mel³

Ingredientes
3 ovos frescos
1 xic. de açúcar mascavo
1 xic. de mel
suco de 1/2 limão
3 xic. de farinha de trigo
1/2 xic. de chá de canela bem forte
1 col (sp) de fermento em pó químico
1 dose de cachaça
1 xic. de amendoim descascado
1 xic. de uva passas sem sementes

Modo de fazer:
Bata as claras em neve, depois acrescente as gemas e reserve. Misture todos os outros ingredientes numa tigela e acrescente as gemas batidas com as claras. Asse em fogo médio. Se quiser, cubra com uma calda de chocolate.

Geléia de rosas³

Ingredientes

Aprox. 200g de pétalas de rosas vermelhas
600g de açúcar cristal
1 xic. de café de suco de limão
3/4 de xic. de água

Bata as pétalas de rosas no liquidificador, com a água e o suco de limão. Acrescente o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre em sentido horário, até dar o ponto de geléia. Espere esfriar e guarde na geladeira, em pote esterilizado.
*Se fizer em uma sexta-feira de lua cheia, numa hora de vênus, será potencializado.

Óleo de Rosas³

Ingredientes

200 ml de óleo de amêndoas
pétalas frescas de uma rosa vermelha, colhida a noite, por você
81 gotas de essência de rosas

Coloque todos os ingredientes em um pote de vidro, agite e envolva-o num pano vermelho. Deixe-o num lugar escondido por 3 dias. Decorrido este tempo, desembrulhe o pote, coe o óleo e enterre o resíduo num jardim.
Para ser usado em unções de objetos e no corpo.

Óleo floral³

Ingredientes

1 frasco de óleo mineral
pétalas de uma rosa branca
pétalas de um lírio branco
algumas flores de laranjeira
3 gotas de óleo essencial de  lavanda
3 gotas de óleo essencial de gerânio
3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

No primeiro dia de lua nova, coloque todos os ingredientes num pote de vidro, enterre-o num jardim e ali deixe até que chegue o primeiro dia da próxima lua nova. Desenterre então o vidro, coe o óleo, jogando os resíduos num jardim. 
Para ser usado em unções de objetos e no corpo.

Óleo Solar³

Ingredientes

250 ml de óleo de girassol
200g de flores frescas de camomila
casca de laranja
gotas de óleo essencial de camomila (opcional)

Coloque os ingredientes num pote de vidro e tampe bem. Conserve o pote num local ensolarado por 30 dias. Coe, jogue o resíduo num jardim. E o óleo solar está pronto.
Para ser usado em unções de objetos e no corpo.



PARA CONEXÃO COM AS FACES DA DEUSA




A donzela representando a juventude, a vitalidade, a antecipação da vida, o início da criação, o potencial de crescimento, a semente do 'vir a ser'. as atividades favorecidas por este aspecto são relacionadas a novos inícios, seja nos projetos ou empreendimentos, seja nos estudos, mudanças e relacionamentos.
Já a anciã e sua face, corresponde ao lado inconsciente. Mostra ao mesmo tempo luz e sombra, o positivo e o negativo. Representa o declínio das coisas, a diminuição da força vital, o envelhecimento, o fim do ciclo, a sabedoria, o recolhimento e a entrada de um novo ciclo.

²Para conectar-se com a donzela, acenda uma vela branca e um incenso de lótus ou jasmim, um cálice com água da fonte. Acenda a vela e o incenso e diga: "Com esta vela eu avivo o espírito da Donzela dentro de mim". Invoque a deusa recitando: "Linda Deusa Donzela, caçadora live e indômita, eu a chamo agora. Preciso de sua orientação para meu crescimento espiritual. Necessito também de sua ajuda para este meu projeto (descreva-o). Desejo de todo o meu coração realizar este propósito de maneira positiva. Se não for para meu bem maior, revele-me qual a melhor direção a seguir e a qual obetivo devo aspirar. Espero por sua proteção, orientação e ajuda".

²Para conectar-se com a anciã, procure passar algum tempo isolada e no silêncio, faça um círculo de proteção com sal, e dentro dele acenda uma vela preta e deixe próximo caneta e papel e uma pedra escura. Veja-se entrando em uma gruta e indo ao encontro da anciã. Fale com ela: "Oh, Mãe escura, guardiã do livro da vida, detentora do sagrado caldeirão da transmutação, eu peço tua orientação para meu conhecimento espiritual. Preciso que me ajudes a me livrar de tudo aquilo que não me serve mais, cortando os laços escuros destes sentimentos de (enumere-os) ou da dor dessas lembranças (descreva-as). Desejo de coração, que eu possa ser purificada e fortalecida para começar um novo caminho ou um novo projeto".






Fontes:

¹Personare
²Anuário da Grande Mãe - Mirella Faur
³Cozinhando com os deuses - Jussara Machado