terça-feira, 25 de junho de 2013

Morrigham - a mensageira da luta¹



Morrigham é frequentemente considerada como uma deusa trina, mas a sua suposta natureza tripla é ambígua e inconsistente. Às vezes surge como uma das três irmãs, as filhas de Ernmas: Morrigham, Badb (pronuncia-se Baid) e Macha. Por vezes, a trindade consiste em Badb, Macha e Neiman - coletivamente conhecidas como Morrigham.
Morrigham é a força que fertiliza o caos, dando início a criação. Morrigham se une primeiramente a Lugh e posteriormente com Dagda.




É a imagem tradicional de uma deusa da guerra, da sexualidade e da magia, estando estes três domínios indubitavelmente associados a tradição celta em que os guerreiros recebem de uma mulher a iniciação sexual, mágica e guerreira. Seu pai foi "Aed, o vermelho" e sua mãe era Ernmas (druida feminina). Macha foi esposa de Nemed e consorte de Nuanda, chamada de "Mulher do Sol". Ancestral do Galho Vermelho, é a Rainha da Irlanda (Também foram encontrados cultos a Morrigham na Espanha e em Portugal), filha de Ernmas e neta de Net. Seus símbolos são o cavalo e o corvo.



Morrigham é a grande rainha. Ela é a majestade da terra. A vida, a beleza e a soberania.
Ela é a própria terra, mãe de todos os seres vivos. Maga e donzela, ela é a sedutora dos deuses e heróis. Por meio de encantamentos, ela se transmuta em toda e qualquer coisa, dobrando o mais valente dos homens, conquistando o maior dos deuses. É com ela que se casam os reis; sem ela não há realeza ou majestade. Ela é soberana.Unir-se a Morrigham é entregar-se a sua sedução. Aprender a seduzir, encantar e possuir - e deixar-se possuir.
Idolatrada por muitos guerreiros, Morrigham é Badb Catha, a Guerra, ou o espirito da guerra. Espírito, alma, entendimento profundo, conhecimento sutil. Conhecimento de causa e efeito. Saber por que lutamos, por que vivemos e pelo que morremos. A certeza de uma causa nobre não nos permite hesitar nem mesmo diante da ferocidade da batalha.
² "Sua escuridão, tanto quanto a terra sob os nossos pés, a caverna ocos ou monte sagrado, fala de seus poderes de dissolução, transformação e regeneração. Dependendo da circunstância, ela aparece como uma velhota temível ou uma jovem, de beleza radiante. Como uma velha ela é a sabedoria primordial, antigo além da conceitualidade. Ela aparece nesta forma quando fomos nos iludindo, achando que nós realmente entendemos, quando na verdade temos vindo a construir um castelo de ilusão de intelectualidade. Só quando tivermos atingido o auto-conhecimento, através do compromisso e relacionamento com algo ou alguém além de nós mesmos e da gratificação de nossas necessidades pessoais, ela revela seu rosto radiante. Esta graça aspecto cheio da Deusa das Trevas encarna espírito regenerado libertado da ilusão e auto-limitação.

 Através de encontros com a Deusa Negra, a percepção do ego comum são quebrados, rachaduras ocorrem em nossa persona bem trabalhada. Através dessas fissuras surge a possibilidade de algo novo. A nova auto fundamentada no "ser" em vez de "fazer", não uma identidade baseada no ego, mas na alma. Isso não é uma coisa fácil para a consciência do ego de prosseguir, porque toda mudança pressupõe a morte do velho. Durante séculos, a Morrigu tem sido descrita como uma Deusa batalha. É minha convicção que este é um grave excesso de simplificação de uma figura paradoxal e desafiador. Esta deturpação tem duas raízes principais. Em primeiro lugar, de se aproximar do mito de uma forma puramente intelectual, ignorando a dinâmica espiritual e psicológica do que são as histórias em sua essência. E em segundo lugar, a relutância dos séculos era comum as culturas ocidentais ao valor de poderoso e menos "agradáveis" figuras femininas".


     
RITUAL DE DIVINAÇÃO COM MORRIGHAM

Você vai precisar:
Da sua ferramenta de divinação
poção de limpeza (artemísia, alecrim e água de rosas)
toalha de pano ou papel
sálvia branca (ou essência de lavanda)
1 vela preta, uma branca e 1 vermelha (representando cada aspecto da deusa)
uma oferenda para Morrigham (vinho tinto, maçã ou romã)

Lance seu círculo, acenda suas velas, queime um pouco de sálvia (ou a essência de lavanda) para limpar a energia do local.
Passe a sálvia pelo seu instrumento divinação. Molhe o pano ou a toalha de papel na poção de limpeza e limpe seu oráculo. Certifique-se que a sua intenção é limpar e purificar sua ferramenta de vidência, e para prepará-lo para seu uso psíquico.
Quando você terminar, segure seu oráculo com as duas mãos, conecte-se com ele. Em seguida, recite esta oração:

"Eu chamo você, Morrigham, para este encanto psíquico.
Ser avisado é estar preparado!
Deusa Morrigham, por favor, venha até mim!
Abra meu terceiro olho, permita-me ver.
Por favor, me dê clareza, lança-me alguma luz.
Ajuda - me a levantar o véu esta noite."

Então proceda com a visualização. Olhe em seu oráculo e permita que as imagens ou palavras se formem.
Quando você terminar, agradeça a Morrigham pelo auxílio com sua divinação. Dê-lhe a oferenda (você pode comer, enterrar ou colocar em algum jardim). Você deve fazê-lo sentado no chão, com as palmas da mão no chão. Liberando qualquer excesso de energia na terra. Depois que agradecer, destrace o círculo.


Extraído de:

¹ As brumas de Avalon - A senhora da magia
² Danann.org
Antigas anotações minhas encontradas recentemente.

outros posts:
O chamado de Morrigham
A jornada da donzela
Oferendas a Morrigham
Esbat e Morrigham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua sabedoria =)