terça-feira, 18 de setembro de 2012

A jornada da donzela no caminho da magia

Desde o surgimento de Morrigham em minha vida venho tentando descobrir seus aspectos além da anciã e não foi um caminho fácil, aliás, não é um caminho simples. A energia de Morrigham é libertadora e bem estruturada mas de difícil acesso. Minha busca a este conhecimento se deu por me identificar pouco ao aspecto anciã, pelos mais diversos motivos: inicialmente, por pensar em uma anciã, como uma senhora de idade e o máximo que me aproximo é do aspecto balzaquiana (rs) depois, por minha jornada na bruxaria estar no início, no processo de descoberta e de aceitação de limites, testar minhas ações e aprender a enxergar além do ego. Então, minha questão por um longo tempo foi: como é Morrigham donzela? Como é sua jornada até chegar a sua sabedoria da anciã?


Um foco de estudos que vem me auxiliado a descobrir este caminho tem sido o tarot, a ampliação de perspectivas através do desenvolvimento da visão, da interpretação das histórias e do simbolismo.
A donzela me remete as primeiras cartas dos arcanos maiores, onde se dá o contato com os elementos, com as divindades, como também devemos aprender a canalizar as energias e encontrarmos em sintonia com o divino, através do respeito e da dedicação mas com espiríto aventureiro e até audacioso. Neste momento surge o conhecimento de nossos dons e aptidões, nossos desejos se afloram e a partir da vivência poderemos verbaliza-los e lutar para que se realizem através das nossas ferramentas.
Uma dessas ferramentas é nossa intuição, devemos ouvir nossa voz interior frente ao que está em expansão em nossa realidade, já temos o desejo, o início do conhecimento e o amadurecimento de nossa intuição que irá auxiliar nosso caminho. Nossa energia é fluida, nossa dedicação é lenta mas o potencial é imenso. 


No caminho da bruxaria a donzela tem a "função de aflorar as dávidas e o amor da Deusa por intermédio do culto sexual, além de curar, profetizar."¹
É o momento do desabrochar da sexualidade, da feminilidade; está associada a Primavera, que é o  momento dos novos inícios, do (re) começo. 
Na bruxaria "corresponde a fase crescente e até nova da lua. Representa a juventude, a vitalidade, a antecipação da vida, o início da criação, o potencial de crescimento, a semente do 'vir a ser'.²" 

A donzela surge como um despertar a liberdade mas a guardiã de seus atos deve ser a disciplina. A quantidade de energia que emana é gigantesca e proporcionamente inversa ao seu controle. Neste momento rege o testar, o provar o que lhe for desconhecido. Neste momento deve-se  buscar o amparo na sabedoria dos antigos, pois a liberdade que mantêm o coração da donzela puro não a protege das consequências dos seus atos. A liberdade é grande em meio a sua energia pouco desbravada. Seu início é certo meio ao desconhecido.
É uma energia propulsora e em crescente expansão. A donzela estará presente em cada novo momento de sua vida, seja em uma descoberta que provoque um sorriso ou no desejo de aprender mais.


Fontes: 
¹Prieto, Claudiney. Todas as Deusas do Mundo. Editora Gaia.
²Faur, Mirella. O anuário da Grande Mãe. Editora Gaia.

Um comentário:

  1. Muito prática a senhorita! Super curti e que venha a primavera com a donzelice. Tempos felizes se aproximam, estaremos juntos lol

    ResponderExcluir

Compartilhe sua sabedoria =)